DICAS DE MANUTENÇÃO

Tecido

Os tecidos são elaborados a partir de fibras têxteis de origem natural (seda, lã, algodão, linho) ou artificiais e sintéticas (viscose, poliéster, acrílico, polipropileno). Essas fibras dão origem ao fio com o qual são executados os tecidos por meio de processos artesanais ou industriais.

Limpeza rotineira de estofados, forrações de parede, colchas, cortinas (sempre com a proteção do forro)

Recomenda-se o uso de uma escova de cerda natural macia ou do aspirador de pó com a ponta tipo “vassourinha macia” (que acompanha os aparelhos de uso doméstico). A limpeza deve ser efetuada pelo menos uma vez por semana ou sempre que necessário.

Limpeza de tecidos protegidos com Teflon®

Quando derramar líquidos, limpe imediatamente a região afetada com um pano ou papel absorvente, sem comprimir ou esfregar. Os outros procedimentos de manutenção e limpeza são os mesmos que para os demais tecidos.

Cuidados

    • Evite a proximidade de móveis estofados junto a janelas sem proteção de cortinas, persianas, etc., pois a exposição ao sol ou à intensa luminosidade pode alterar a cor dos tecidos comprometendo sua aparência.
    • Não utilize máquinas de pressão a vapor.
    • Para não causar danos irreversíveis aos tecidos, evite o uso de qualquer produto químico, principalmente à base de cloro.
    • Limpeza a seco: quando necessário, contratar uma empresa especializada que utilize, em seu processo, solventes específi cos que não comprometam a cor, a estrutura e o acabamento do tecido. Evitar a ação mecânica e observar a temperatura de secagem. Atenção: certifique-se sobre o processo utilizado antes de contratar o serviço.

Características de alguns tecidos


Seda Pura

Os tecidos de seda pura proporcionam riqueza visual aos ambientes por meio de sua matéria-prima nobre, texturas e cores. As irregularidades nos fios da trama (efeitos de faixas e variações de cores) são características próprias da matéria-prima e conferem beleza inerente ao tecido. Para cortinas, recomenda-se o uso de forro. Alguns tecidos recebem no seu acabamento aplicação de tela ou forro no avesso do tecido, proporcionando maior resistência quando aplicados em estofados.

Veludos e cheniles

Os tecidos de veludo e chenile possuem uma característica comum: sentido do pêlo. Conforme o ângulo do qual se olha para esses tecidos, tem-se a impressão de mudança de tonalidade.

Linho Natural

As irregularidades nos fios da trama/urdume (efeitos de faixas) são características próprias da matéria-prima que compõe o tecido.